O básico de um multímetro

Vamos falar sobre um equipamento não tão caro e muito útil: o multimetro. Não muito caro um simples, porque um multimetro pode ser muito caro sim, com muitas funcionalidades, um automotivo etc.

O “simplezinho” é como este:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/102192/3/47/Multimetro-Digital-com-Tela-LCD-312-Pol/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=102192&gclid=EAIaIQobChMI6fHgrpfq7QIVCwWRCh3o5AT7EAQYASABEgJqvPD_BwE

Veja que não é muito caro.

O que posso fazer com ele:
Medir tensão alternada, como a da tomada. Para isto você deve passar a tensão desejada e usar a área “~”. Aparecerá no display o número correspondente à tensão se colocar cada terminal (ou ponta de prova) em um diferente polo da tomada.

Como isto:
https://image.freepik.com/fotos-gratis/eletricista-esta-usando-um-medidor-digital-para-medir-a-tensao-na-tomada_47469-305.jpg

Você poderá medir também algo de tensão contínua, como uma pilha. Use para isto a área da escala com um traço contínuo sobre um pontilhado. Para isto será necessário também passar a tensão desejada (exemplo, selecionando “20”) e colocar cada ponta de prova em um terminal da pilha. A mesma idéia é para medir baterias. Se errar a polaridade não tem problema, o múltimetro só mostrará um “-” antes do valor medido (ao menos em TODOS os multímetros que usei).

Você também poderá medir uma continuidade ou uma resistência. Colocado nos terminais de um resistor ou nos extremos de um fio também poderá efetuar a medição. Sempre passando na escala o valor que se deseja medir. Use a área com o símbolo de “ohms”, semelhante a uma ferradura.

Se o seu multímetro também emitir som, você poderá selecionar este item ao ajustar escala. O fio não não estando rompido resultará em um ruído sendo emtido pelo multímetro. E medir resistores. Neste caso propositlamente o resistor poderá ter um valor de restência alto que faça que o multímetro não emita o som.

A escala de resistência é útil também quando se suspeita que a ponta de prova está com problema. A ponta de prova é o “fioizinho” conectado ao borne do multímetro.

E se eu colocar o multímetro na escala e resistência na tomada? Bem, seu multímetro provavelmente se danificará, mas para solucionar PROVAVELMENTE você terá que apenas trocar o fusível interno (terá que desparafusar a carcaça).

Aconselho ter um mulltímetro. Para mim é tão importante quanto uma frigideira (brincadeira). Não precisa ser nenhum gênio de eletrônica para usar.

Programador do CAC/COE da Riachuelo

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store